quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cinco Idéias consideradas fundamentais para contribuir na constituição/formação do “ser professor”.

A criticidade no desenvolvimento dos valores, das emoções, da criatividade, da afetividade e da intuição. (Paulo Freire)

Defende a idéia de a criança ser um sujeito ativo na construção de sua aprendizagem. (Jean Piaget)

O respeito do professor, olhando seu aluno como ser humano. Para ele não há separação entre vida e educação. (John Dewey)

Defensor do ensino interdisciplinar. Interação dos conhecimentos. (Edgar Morin)

A importância do professor refletindo sua prática constantemente. (Antonio Nóvoa)

Pensar a importância da formação decente com bases criticas, requer do educador uma constante reflexão de sua prática, partindo do princípio, do respeito ao aluno como ser humano, bem como a realidade e o contexto em que este se insere.
Com base na teoria de Piaget, que vê a criança como ser ativo em sua construção de conhecimentos, o professor deve se posicionar como mediador desta construção permitindo que o aluno seja autônomo em sua aprendizagem.
Assim, diante das novas concepções de sociedade, faz-se necessário uma formação reflexiva e investigadora que proporcione ao aluno e o educador uma relação de igualdade diante do conhecimento.

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